Técnico/a Auxiliar de Farmácia – Nível 4

Técnico Auxiliar Farmácia

Técnico/a Auxiliar de Farmácia

727 – Ciências farmacêuticas

Nível de qualificação – 4

Modalidade | Presencial

A presente ação foi concebida para quem se encontra ativo ou pretenda ingressar o mercado do setor farmacêutico como Técnico/a Auxiliar de Farmácia. Como funções, este deverá assegurar a execução de todos os atos inerentes ao exercício de funções de coadjuvação na área farmacêutica, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia, em conformidade com a regulamentação aplicável e as normas de segurança e saúde no trabalho e de qualidade.

Em conformidade com a publicação no Diário da República, 2ª série, n.º 95, de 17 de Maio, da Deliberação n.º 396/2017, do Conselho Diretivo do INFARMED, que aprova o Regulamento que determina a formação técnico-profissional necessária para o exercício das funções de coadjuvação na área farmacêutica, mais precisamente para a aquisição da Qualificação de Técnico/a Auxiliar de Farmácia (TAF). Programa em conformidade com o publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 48 de 29 de dezembro de 2018 com entrada em vigor a 29 de dezembro de 2018.

Programa Formativo

Formação Tecnológica
1025 horas de UFCD’s que compõem o referencial de formação tecnológica de Técnico/a Auxiliar de Farmácia
(consulta em http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes/Referenciais/1863)
Bolsa de UFCD’s
10168 – Noções gerais de veterinária e o aconselhamento na farmácia (25H)
10172 – Higiene oral e o aconselhamento na farmácia (25H)
10174 – Suplementos alimentares e o aconselhamento na farmácia (25H)
10175 – Puericultura e o aconselhamento na farmácia (25H)
10178 – Plantas medicinais e fitoterapia (25H)
Formação prática em contexto de trabalho
210 horas de formação prática em contexto de trabalho, à qual correspondem 20 pontos de crédito, sendo esta de caráter obrigatório para o adulto que não exerça atividade correspondente à saída profissional do curso frequentado ou uma atividade profissional numa área afim.

Modalidade e forma de organização da formação | 1150 horas de formação tecnológica, distribuídas em unidades de formação de curta duração (UFCD’s) ministradas presencialmente.

Requisitos de ingresso | Idade ≥ 18 anos; Escolaridade mínima obrigatória ao nível do 12º ano.

Destinatários | Adultos que pretendam uma reconversão profissional ou adquirir e/ou reciclar conhecimentos com vista a integrar-se profissionalmente na categoria profissional de Técnico/a Auxiliar de Farmácia.

Saídas profissionais | Farmácias comunitárias, Parafarmácias, Ervanárias, Indústria farmacêutica, Distribuição, Propaganda médica, outras.

Equipa Formativa | Formadores certificados pelo IEFP e profissionalmente ativos na sua área de atuação. Equipa constituída por Farmacêuticos, Enfermeiros, Psicólogos e Médicos Veterinários e Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho.

Vantagens da rede QUALIFORMA® | Acesso aos materiais de apoio à formação; Seguro escolar; Acesso à plataforma e-learning de apoio ao estudo; Acesso à mediateca; Apoio à integração profissional e acesso à bolsa de emprego para consulta de ofertas de emprego e recrutamento de ex-formandos por parte de entidades empregadoras; Oferta do curso de estratégias de empregabilidade; Descontos em entidades parceiras.

Certificação | Certificado final de qualificações e diploma (após validação final do percurso de formação perante uma comissão técnica que emite um parecer de aprovação).

Hora de Início

9:00

4 Junho, 2019

Endereço

Rua Soares dos Reis, 1079, Vila Nova de Gaia